sexta-feira, 18 de março de 2011

"Deus é fiel e cumpre sempre o que diz"

Esse ano estou fazendo a leitura bíblica anual, acompanhando a Bussóla, um instrumento disponibilizado em minha igreja para ajudar o acompanhamento da leitura durante os dias do ano. Então, meus devocionais estão sendo baseados na leitura proposta para o dia pela bussóla.
Nesse momento, estou lendo o livro de Josué. E os capítulos de hoje descrevem a divisão da Terra Prometida entre as 12 tribos de Israel. No começo da leitura, achei chato, nomes de um monte de cidades, demarcação de fronteiras, ai que vontade de pular isso tudo! Pensava, pra quê eu quero, e pra quê eu preciso saber disso? Mas ao fazer estas perguntas veio ao meu coração algumas ministrações sobre a importância da leitura da Bíblia, nas quais meus pastores recomendam: "Leiam a bíblia como se fosse uma carta enviada a você por alguém que lhe ama e quer ser, cada dia mais, íntimo seu."
A partir daí, procurei atentar para esta passagem com este olhar e sabe o que eu vi?
Eu vi um Deus fiel cumprindo sua promessa. Promessa feita lá atrás à Abrãao! Passaram-se tantos anos, foram tantas provações, tantas desobediências, maledicências de um povo obstinado que mesmo provando e vendo a intervenção divina insistia em priorizar suas vontades em detrimento das promessas do Senhor.
Não havia nada que motivasse a Deus a lhes entregar a terra prometida. Ao contrário Ele tinha razões suficiente para não fazer isso. Mas Ele não é como o homem (e essa a melhor parte), Ele não volta atrás naquilo que prometeu, Ele é fiel e sempre cumpre o que diz!
Sabe o que eu vi? Eu vi um Deus misericordioso que a despeito da obstinação dos israelistas, é capaz de lhes oferecer o perdão e de lhes abençoar com aquilo que eles não mereciam. Eu vi um Deus cuidadoso e detalhista que se preocupou com cada detalhe da divisão e da definição da herança de cada uma das 12 tribos, determinando os limites, as cidades pertencentes a cada uma.
Que Deus lindo, esse que eu vejo! Esse é o meu Deus!!!
Senhor, ajuda-me a ver e a vivenciar quem Tu és a cada dia da minha vida!!!